domingo, 22 de março de 2009

TELAS E CORDEL DE BIZERRIL

O nosso contemporâneo cordelista, ceramista e artista plástico Márcio Bizerril, tem marcado importante posição cultural graças a toda essa diversificada produção, enaltecendo a si e, sobretudo Guarabira, cidade onde vive, atualmente.

Na qualidade de cordelista está percorrendo as escolas municipais, mostrando ao alunado através do seu cordel “Mande a dengue embora” as formas mais adequadas de ação contra a dengue.

Nascido no Rio de Janeiro a 7 de janeiro de 1967, é filho de Renato Bizerril e Maria do Carmo, tendo vivido a infância em Guarabira, na rua prefeito Manuel Lordão, ouvindo às manhãs e tardes, o célebre apito da “Maria Fumaça” que sofregamente buscava sobre os velhos trilhos da via férrea, as capitais do Rio Grande do Norte e Paraíba, transportando mercadorias e passageiros, unindo cidades e gente, difundindo riquezas econômica e cultural.

A partir de 2000, Márcio se dedica à pintura primitiva e participou de 16 exposições coletivas e individuais na nossa cidade e em outras da região. Em João Pessoa, capital do nosso Estado, expôs suas principais telas ao lado do renomado artista plástico guarabirense, Clóvis Júnior.


Na nossa cidade, expôs sob o título Pano de Chita, na Galeria de Artes Antonio Sobreira, quando ainda estávamos exercendo o cargo de Secretário Municipal de Cultura e Tursimo. As suas obras, inclusive peças de cerãmica, foram expostas por duas semanas e atrairam jovens e adultos, estudantes e intelectuais, empresários e pessoas do povo, todos amantes da cultura e da arte. André Silva, seu convidado de honra se fez presente ao evento cultural, aberto em grande estilo e muito prestigiado em noite festiva e documentada por parte da imprensa falada e escrita local.