segunda-feira, 9 de março de 2009

NICODEMOS, UM SACERDOTE AMIGO

Após 17 anos na paróquia de Nossa Senhora da Luz, o monsenhor José Nicodemos, filho natural do município de Dona Inês, foi transferido, para a paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Alagoa Grande. Aqui, construiu durante a sua permanência, amizades sólidas entre todas as camadas sociais, destacando-se junto aos mais pobres da região, sobretudo após o trabalho profícuo que realizou junto ao Memorial, hoje Santuário Frei Damião.

Criou grupos importantes para o desenvolvimento da igreja, como Terço dos Homens, ECC – Encontro de Casais com Cristo, EC – Encontro com Cristo, EJC – Encontro de Jovens com Cristo, Bom Pastor – Casais de 2ª União, Coroinhas, Ministros da Eucaristia e Acólitos.

A sua saída foi pranteada por milhares de católicos da região e muito sentida pelos jovens de quem soube ganhar o respeito e admiração. A esses, a sua residência estava diariamente aberta. A sua simplicidade motivou reuniões de grupos solidários, discutindo estratégias de ação, solicitação de audiência a Dom Jaime, bispo de Campina Grande e administrador da diocese de Guarabira, e caminhada pacífica pelas ruas de Guarabira e no adro da igreja matriz quando da celebração das missas do domingo.

Decidida a sua transferência, muitos lares abriram-se e promoveram jantares e almoços em sua homenagem, aos quais compareceu sempre triste e emocionado. Recebia telefonemas de carinho de pessoas das mais distantes terras paraibanas e de Estados diversos, dentre eles Rio Grande do Norte e Pernambuco. Essas expressões se tornavam latentes diante da criação do Seminário São José e ativa participação na fundação do Memorial Frei Damião.

Ao jantar na residência de Ivanildo Coutinho, em 1º de novembro, foi recebido sob aplausos por todas as famílias que de pé, o contemplavam respeitosamente. Falou alto o seu carisma.


Celebrando a última missa no dia 4, a igreja não comportou o povo que se espraiou por todas as ruas próximas, a partir do calçadão da Dom Pedro II, onde ônibus estacionados, aguardavam romeiros que vieram se despedir do sacerdote amigo. Após a Bênção, foi difícil acompanhá-lo até a casa em que dormiria pela última vez em Guarabira, pois não foi abandonado um só instante pelo povo que o abraçava e estendia as mãos para tocar no corpo de quem tantas vezes andou na região com Frei Damião de Bozanno, o andarilho abençoado.

Na segunda-feira, dia 5, desde as 14h00, a sua casa estava repleta de amigos e jovens, que o acompanharam em carreata até Alagoa Grande. Chorava de saudade ao se despedir do lugar que durante 17 anos o acolhera com amor e carinho. No distrito de Canafístula, a caravana foi recepcionada pelo seu novo rebanho, cantando hinos a Maria Santíssima e o de Frei Damião, enquanto espocavam os primeiros fogos festivos. Emocionado, o padre saudou os seus paroquianos e os abençoou, pedindo a Deus que o iluminasse na nova etapa de vida sacerdotal.

Em Alagoa Grande, foi conduzido em romaria pelas ruas e depois de homenageado com as chaves da cidade pelo senhor prefeito, sociedade e autoridades, seguiu conduzindo o novo rebanho até a igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem. Com a cruz bateu três vezes à porta principal e aberta adentrou a sua nova igreja matriz para celebrar a missa e saudar como pastor cidade e seu rebanho. Alagoa Grande foi quem ganhou, comprovando-se na reforma da igreja e na evolução do Terço dos Homens. Já imprime a sua marca.