segunda-feira, 13 de abril de 2009

CAMARATUBA, UM LUGAR INESQUECÍVEL

No Litoral Norte paraibano, encontramos Barra de Camaratuba, onde o rio de mesmo nome, depois de percorrer grande parte do município de Mataraca, deságua no Oceano Atlântico, sob encantados olhares de turistas estrangeiros, vindos geralmente através de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Predominam, porém turistas paraibanos, sedentos de descanso e de novos conhecimentos, ai chegados pela rodovia BR 101 ou através de Baía da Traição, através das aldeias dos potiguaras (Galegos) localizadas no alto do Forte.















O rio corre entre a vegetação litorânea, falésias vivas e abundantes manguezais. A praia pode ser alcançada pela balsa que se presta ao transporte de passageiros e um automóvel por vez. Outra surpresa para os que ali chegam é conhecer de perto os moinhos que funcionam graças aos ventos litorâneos, produzindo energia eólica.













Mataraca, município onde está situada a Barra de Camaratuba, limita-se ao Norte com o Estado do Rio Grande do Norte, ao Sul com Baía da Traição e Rio Tinto, ao Leste com o Oceano Atlântico e ao Oeste com Mamanguape. É integrante da Mesorregião Mata Paraibana. A população é de 6.984 habitantes, dos quais 5.992 estão na área urbana e 992 na zona rural. Os homens (3.553), predominam sobre as mulheres (3.431).














A vida econômica do município é alavancada pela pesca, cana de açúcar utilizada por importante usina ali instalada e o turismo, com forte tendência a desenvolvimento, graças às belezas naturais da região e às aldeias potiguaras existentes em toda a área. Minerais metálicos também são encontrados.














Há entendimentos entre o governo do Estado e potiguaras das aldeias do Forte, para que a Baía da Traição possa se ligar ao Rio Grande do Norte via Mataraca, por rodovia asfaltada. Outros contatos existiram há alguns anos, entretanto os silvícolas se recusaram a essa idéia, temerosos da presença dos brancos mais uma vez em suas terras.