quarta-feira, 8 de abril de 2009

HISTÓRIA DA RUA COSTA BEIRIZ

Encontro das ruas 15 de Novembro e Costa Beiriz, no sentido Banco do Brasil/Fórum Municipal

A colonização de Guarabira sob a responsabilidade do português José Gonçalves da Costa Beiriz, a partir de 1755, ficaria marcada para sempre na memória histórica dos nossos munícipes, através da capela (atual catedral) da Virgem da Luz, cuja imagem trouxera consigo e familiares quando resolveu aqui fixar residência e para sobreviver, fundou um engenho moderno por ter eixos de ferro.


Não se conhece fotografia de Beiriz e por isso não puderam os administradores do município erguer-lhe uma estátua, ao menos, como reconhecimento pelo seu trabalho em favor da fundação de Guarabira. Só restou às autoridades batizar uma das mais antigas ruas com o seu nome, com início ao lado do Fórum Dr.Augusto de Almeida e término à avenida padre Inácio de Almeida, próxima ao Mercado Central nº 01.

É uma das mais movimentadas ruas da cidade, deixando as características antigas de residencial, onde apenas as mercearias de Domingos, Baiano e Machado, o bar de Miguel Leite, o hotel de Zé Retratista, a barbearia de Zé André, o foto de Macêdo, o enchimento de Genival Braga, a lojinha de tecidos de Antonio Sampaio e o armazém de estivas de João Arruda predominavam e atraíam algumas pessoas ali não residentes. Ali, familiares do professor Nô e de Zé André, mantinham estrebarias em seus quintais e através de acessos paralelos às suas residências, aos sábados e quartas-feiras, guardavam cavalos em descanso, até que os seus proprietários retornassem das compras para empreenderem viagem de retorno aos seus lugares de origem.


Hoje, a artéria é repleta de prédios com até três andares e por ela se espalham estabelecimentos como livrarias, papelarias, indústrias de confecções e fardamentos, miudezas, perfumarias, farmácia popular, laboratórios, clínicas de radiologia e exames médicos, serviços funerários, lojas de móveis e eletro domésticos, escritório de projetar móveis para lares, galeria de lojas, etc.


Há alguns anos, em determinados dias tem sido invadida por outra modalidade de comércio, com tendas armadas em plena via pública, onde se oferece de tudo aos novos clientes e curiosos, o que dá mais vida ainda à rua comercial.

Feira livre de produtos diversos, em plena rua Costa Beiriz

Hoje, a Costa Beiriz é considerada um shoping a céu aberto, cumprindo o seu papel e alavancando o desenvolvimento guarabirense.