domingo, 5 de abril de 2009

RONCADOR, O PARAÍSO DAS ÁGUAS

Cachoeira do Roncador, município de Bananeiras, limites do município de Pirpirituba - 2008

Mostro hoje as belezas naturais da nossa região, onde prosperam matas, pássaros e animais silvestres, casarões rurais de fazendas e engenhos que chamam a atenção pela beleza e imponência das suas construções e capelas ali erguidas, representando o nosso catolicismo trazido e difundido pelos portugueses colonizadores.

Bananeiras, ao se limitar com os municípios de Borborema e Pirpirituba, localizados no Brejo e Agreste da Paraíba, oferece um recanto belíssimo a quem aprecia o turismo barato e de boa qualidade: cachoeira do Roncador, encravada nas matas sacudidas pelo canto das aves e presença de alguns animais inofensivos. Ali, a mão humana ainda não conseguiu destruir e ao que nos parece não o fará graças à presença constante dos turistas da região e do Estado. , que os homens ainda não conseguiram destruir.

A região dessa cachoeira é muito visitada também por aqueles que percorrem mensalmente, durante 3 dias, os "caminhos do padre Ibiapina", iniciados na Serra da Jurema em Guarabira, por entre matas e atravessando fazendas e engenhos, até Santa Fé em Solânea/Arara, seu Santuário.


No início da estrada de terra batida que dá acesso a esse paraíso, via Pirpirituba/Borborema, um bar/restaurante serve comidas típicas através das mãos dos membros da família proprietária. Na caminhada definitiva até a cachoeira, entre pedras e às margens do rio, outro barzinho também recebe os visitantes e caminhantes.

Que todos possam se deleitar entre as árvores que guardam a cachoeira do Roncador, protegendo a natureza e o meio-ambiente.