sexta-feira, 31 de julho de 2009

CIDADE DE JOÃO CÂMARA

Cidade de João Câmara

Atração junina de João Câmara - RN - (Foto arquivo de Jeyson Víctor)

Por volta de 1910, começaram a surgir algumas casas de acampamento de pessoas que trabalhavam na construção da estrada de ferro entre a cidade de Natal e interior potiguar, no local de nome Matas, em torno da residência do engenheiro Antonio Proença, responsável pela expansão dessa estrada férrea. Assim, Matas foi tomando aspecto de povoado organizado e em 1915, para fortalecimento do catolicismo na área, foi construída a capela de Nossa Senhora da Mãe dos Homens. Em 1928, foi elevado à condição de cidade, graças à Lei 697, de 29 de outubro daquele mesmo ano, tendo recebido com o nome de Baixa Verde.

Nação Junina da cidade de João Câmara - (Foto arquivo de Jeyson Víctor)

Em 1953, recebeu o nome de João Câmara (Lei 899 de 19 de novembro), muito embora desde 1948, data do seu falecimento, já estivesse assim sendo denominado, homenageando o seu primeiro prefeito, a quem se deve muito pelo profícuo trabalho desenvolvido em favor do lugar e da população. Graças ao seu tino administrativo, desenvolveu a industrialização do município, aproveitando o seu potencial na produção agrícola de sisal e algodão.
O município norteriograndense, muito se destaca culturalmente graças ao dinamismo e esforço de sua juventude que tem buscado no folclore e festas tradicionais juninas como São João e São Pedro, apresentar o que há de melhor na terra, como a quadrilha junina que recentemente se notabilizou perante tantas outras em concurso junino.