segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A FÉ EM LUCENA

No dia em que as crianças brasileiras são festivamente comemoradas e o país ergue através dos seus católicos, hinos de amor à Virgem Aparecida, sua Padroeira (inicialmente era a Virgem da Conceição), a cidade de Lucena, a 30 quilômetros de João Pessoa, capital paraibana, é buscada por mar e terra por milhares de romeiros que pelas ruas tortuosas da cidade litorânea, sobem ao Santuário, para saudar a Virgem da Guia, há mais de cem anos comemorada pelos fiéis e moradores de Lucena, num belíssimo cenário de resquícios de Mata Atlântica, rios e oceano.

Praça no centro da cidade, palco de grande eventos

Apesar da tradição secular, a Arquidiocese da Paraíba, iniciou as romarias em 1990 e hoje sob a orientação do arcebispo Dom Aldo Pagotto, o povo pode renovar a sua fé.
Ruínas da Igreja de Bom Sucesso, após o rio Mirirí

A Igreja da Guia é uma construção do século XVI, dos padres Carmelitas, estilo barroco, sendo uma das mais antigas igrejas do país. Foi restaurada pela Fundação Cultural do Estado da Paraíba, depois de ter sido totalmente abandonada por muitos anos, após várias reformas a que foi submetida depois de 1866. Após ser demolição em 1763, foi reerguida pelos esforços pessoais do frei Manuel de Santa Teresa.


Santuário de Nossa Senhora da Guia, em Lucena