sexta-feira, 10 de setembro de 2010

GUARABIRA: SOLOS E VEGETAÇÃO

São definidos como solos de Guarabira: Podsólico Vermelho Amarelo Equivalente Eutrófico (Luvissolos) – onde predomina o plantio da cana-de-açúcar, fruticultura como cítricos e bananeiras, e lavouras de subsistência como feijão, cará e milho; Litólicos Eutróficos (Neossolos Litólicos) – propiciam as culturas de feijão, milho e algodão herbáceo, onde a presença de pastagens espontâneas consentem a pecuária; Bruno não Cálcio (Luvissolos) – cobertura de pastagens naturais e alguns locais o home pode produzir pastagens artificiais como capim pangola e outros tipos, e a palma forrageira. Também se consegue produzir o algodão herbáceo, milho, feijão e fava; Planosol Solódico (Panossolos) – utilizados principalmente para a pecuária, conseguindo-se também culturas de lavouras consorciadas como algodão herbáceo, milho e fava.

A nossa vegetação é predominantemente arbórea e arbustiva e nos períodos de estiagens prolongadas perdem grande parte da folhagem (marmeleiro) recompondo-se totalmente no inverno. Podem ser encontradas ainda espécies como braúna, juazeiro, angico, marmeleiro, ipês roxo e amarelo e mandacaru.

A Serra da Jurema, ponto culminante de Guarabira, vizinha à Serra Mata Limpa onde está localizada a estátua de Frei Damião de Bozzano, detém ainda resquícios de Mata Atlântica, embora a mão humana esteja agindo contra esse patrimônio natural e o substituindo notadamente pela cana-de-açúcar, sem a menor preocupação de fazer esse trabalho de forma a não agredir totalmente a natureza.

Os nossos animais são de pequeno porte e rareando cada vez mais, em virtude da ausência de árvores frondosas e frutíferas, tendo muitas delas sido totalmente extraídas, dando lugar a pastagens como capins pangola e elefante, palma, cana, etc., uma vez que o homem passou a se dedicar à criação de gado bovino de corte e leiteiro, embora esse último, em menor escala. As espécies que ainda podem ser encontradas são guaxinim, raposa, gato do mato, preá, tarântula, tatu, cobras de vários tipos, principalmente a verde e de cipó, teiú, aranha, papa-vento, cágado, jabuti, camaleão, sagüi, etc. As nossas aves são beija flor, coleira, juriti, coruja, andorinha, bigode, rolinha, galinha d’água, nambu, canário da terra, marreco, pardal, galo de campina, gavião, papa-capim, urubu, lavandeira, etc.