LIVRAMENTO

Na Região da Borborema está localizado o pequeno município de Livramento que também compõe a Mesorregião do Agreste Paraibano, inserindo-se na Microrregião Geográfica do Cariri Ocidental, com área equivalente a 344,8 km², altitude de 584 metros e 7.101 habitantes (CENSO 2007).
Pela própria foto aérea. vemos que a cidade em si é pequenina e bem arrumada, em termos simplórios, bem dividida e em verdade, muito acolhedora. Povo muito simples e igual ao de muitas outras cidades do país, que ainda conversa às calçadas à noitinha. O Município como um todo tem uma área muito grande, 344 km², o que de certa forma dificulta o trabalho administrativo do governante municipal.
O município precisa ser melhor observado pelo governante estadual, e contemplado com estrada asfaltada, ligando-o à BR estadual Taperoá-Desterro. Um outro aspecto que nos chamou a atenção para a cidade e o povo, foi a limpeza pública com que nos deparamos, num dia de semana, uma sexta-feira.
Era vinculado politicamente ao município de Taperoá de quem se desvinculou a 11 de novembro de 1962. Teve nomes como Livramento, Sarapó e Carnaubal e a partir de 1949, retomou o nome de origem, preservando-o até hoje, numa alusão à padroeira, Nossa Senhora do Livramento, comemorada anualmente a 24 de novembro, principal festa do lugar.
Originou-se nas terras pertencentes a José Marinheiro de Brito que delas doou uma parte para a construção de uma capela para orago de São José, em 1913. Após a sua conclusão, foi destinada à Virgem de Livramento pela preferência do padre Abel Vilar, com a primeira missa celebrada em 24 de dezembro de 1914.