sábado, 29 de agosto de 2015

INDEPENDÊNCIA URUGUAIA DO BRASIL COMPLETA 190 ANOS ESTE MÊS




Atualmente, cerca de 15% da população uruguaia tem como língua materna o chamado Dialeto Português do Uruguai (DPU), segundo estimativas oficiais. O idioma é essencialmente oral, mas iniciativas governamentais reconhecem-no como uma língua de herança no país e implantaram o ensino formal de português no norte do país.

Em 1816, quando o Brasil fazia parte da coroa portuguesa, o rei Dom João VI ordenou a invasão do território onde hoje fica o Uruguai e Montevideu foi ocupada no ano seguinte. A partir de 1822, com a independência do Brasil, a então chamada Província Cisplatina passou a integrar o império brasileiro.

Entretanto, a presença de portugueses e brasileiros no atual Uruguai, que faz fronteira com o que hoje são o Estado brasileiro do Rio Grande do Sul e a Argentina, era anterior. A colonização espanhola não ocupou o norte do território, que, ainda sem as fronteiras definidas, também abrigou gaúchos falantes de português.

O chamado exército oriental, que defendia a separação do país que se chamaria Uruguai, levantou-se contra o exército brasileiro a partir de 1820, segundo informações do portal educativo da Administração Nacional de Educação Pública do Uruguai. Em 25 de agosto de 1825, a Sala de Representantes da Província Oriental aprovou uma lei com a sua declaração de independência.

Outra lei aprovada no mesmo dia anulou os atos de incorporação do território a Portugal ou ao Brasil, o que conduziu à declaração de guerra pelo Império do Brasil. A convenção de paz e a criação do Estado Oriental ocorreriam somente em 1828. Fonte: Notícias ao Minuto.