sábado, 29 de agosto de 2015

O SIGNIFICADO DAS VIAGENS FREQUENTES DE DILMA AO NORDESTE E A BUSCA DE APOIO PARA CPMF


Pela quarta vez, somente este mês de agosto findo, a presidenta Dilma Rousseff já promoveu viagens sequenciadas a São Luis, Salvador, Recife e agora Fortaleza produzindo agenda de impacto, a exemplo da Transposição do São Francisco, numa interatividade a produzir efeitos de reversão de sua imagem no Nordeste, região que lhe deu ao lado de Minas a vitória na recente disputa presidencial, mas que reproduzia o mesmo nível de desaprovação do governo.

Embora a Grande Mídia não tenha abrigado a cobertura no nível da importância de obras como da Transposição e da Transnordestina, outro importante equipamento envolvendo diversos estados para melhor escoamento da produção de minérios, frutas, etc, o fato é que aos poucos Dilma resgata a performance junto aos nordestinos.

No encontro de sexta-feira, 28, em Fortaleza, Dilma voltou a se reunir com os nove governadores, agora discutindo a possibilidade de ampliar o apoio para a aprovação de nova CPMF como forma de injetar recursos no orçamento da Saúde, algo que merecera endosso dos chefes do executivo já lá atrás, nas primeiras reuniões do Forum de Governadores.

A CRISE AFETA GOVERNOS. Mas, a presidenta não só granjeou apoio ao novo imposto, que sofre restrições públicas de diversos setores e até do vice-presidente Michel Temer, como ouviu queixas demasiadas por conta da retração dos investimentos e dos recursos. A queda no ICMS é assunto a preocupar o conjunto dos governadores, todos insistindo em consolidar nova partilha neste instrumento de apoio ao caixa dos Estados.

Do ponto-de-vista concreto, Dilma e sua assessoria já perceberam que se faz urgente resgatar o prestigio e relacionamento da presidenta com o Nordeste dai esta agenda sequenciada e que assim permanecerá como estratégia de melhor a imagem desgastada da líder governista. Fonte: Brasil 247.