segunda-feira, 19 de outubro de 2015

MUTIRÕES DE DOCUMENTAÇÃO ATENDEM 11 MUNICÍPIOS PARAIBANOS EM OUTUBRO




Os mutirões do Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais (PNDTR) vão beneficiar, neste mês de outubro, comunidades rurais, acampamentos e assentamentos da reforma agrária de 11 municípios do Território Rural Piemonte da Borborema, na Paraíba. Esta rodada dos mutirões foi iniciada nesta segunda-feira (19) no município de Serra da Raiz, a cerca de 139 quilômetros de João Pessoa, e segue até o dia 31, quando beneficiará o município de Bananeiras, distante 141 quilômetros da capital paraibana.

Nos mutirões, promovidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e executados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), é possível tirar gratuitamente, durante todo o dia, documentos como registro de nascimento, carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, registro junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e carteira de pescador. 


Os participantes do mutirão também recebem orientações sobre direitos previdenciários, a exemplo de salário-maternidade e auxílio-doença, e assessoria jurídica em casos como pensão alimentícia, divórcio, termo de união estável e reconhecimento de paternidade.

O objetivo do PNDTR, criado pelo Governo Federal em 2004, é promover a cidadania no meio rural ao disponibilizar às mulheres da agricultura familiar, acampadas, assentadas da reforma agrária, atingidas por barragens, quilombolas, pescadoras artesanais, extrativistas e indígenas, o acesso à documentação gratuitamente, visando efetivar sua condição de cidadã, fortalecer sua autonomia e possibilitar o acesso às políticas públicas. 


A prioridade nos atendimentos desses mutirões é dada às mulheres, como parte das ações do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia (Ppigre/MDA), mas homens e crianças também são atendidos.

Serão beneficiados os municípios de:

Serra da Raiz (19), Dona Inês (20); Logradouro (21), Riachão (22), Araruna (23 e 24), Caiçara (25), Lagoa de Dentro (26), Belém (27), Casserengue (28), Solânea (29) e Bananeiras (dias 30 e 31).
Da Assessoria de Comunicação Social do INCRA-PB