quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

PB TERÁ 280 POÇOS ORÇADOS EM R$ 2,3 MILHÕES PARA AMENIZAR EFEITOS DA ESTIAGEM




Um convênio, assinado nesta quinta-feira (17), entre o governo do Estado e o Exército Brasileiro vai permitir a perfuração de 280 poços tubulares profundos em municípios das regiões do Cariri, Seridó, Curimataú e Médio Sertão paraibano. O investimento na parceria vai ser de R$ 2,3 milhões.

Segundo o coordenador do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), Hélio Sila Barbosa, as comunidades que serão beneficiadas pelos poços também vão receber kits de subirrigação e raquetes de palma resistente.

“A ideia é que as famílias beneficiárias possam produzir forragem para seu rebanho. Por isso, além do poço, vamos distribuir para cada comunidade um sistema de subirrigação por energia solar, e dez mil raquetes de palma forrageira resistente à cochonilha do carmim”, disse o coordenador.

Além da perfuração dos poços, o Procase já está implantando 280 barragens subterrâneas. As barragens também são acompanhadas pelos sistemas de subirrigação fotovoltaicos e pelas raquetes de palma resistente. Ao todo serão implantadas 560 unidades de produção de forragem animal nos 56 municípios de atuação do Projeto. Fonte: Portal Correio.

OPINIÃO DO BLOG: Aqui em Guarabira, segundo denúncias de alguns vereadores do grupo girassol em emissoras de rádio e na tribuna da Câmara Municipal, a Prefeitura recebeu o benefício de perfuração de poços artesianos em alguns pontos da zona rural, há cerca de dois ou três anos, das mãos do governo Ricardo Coutinho, para que os residentes naquelas áreas pudessem sofrer menos diante de tão forte estiagem. 
À prefeitura caberiam gastos com a eletrificação e instalação de motores bombas - conforme palavras dos vereadores - para que a água ali contida pudesse aflorar e amenizar a sede dos campesinos guarabirenses. 
Entretanto, o rompimento do prefeito Zenóbio Toscano (PSDB) com o governador Ricardo Coutinho fez com que nada fosse feito para fazer brotar um só desses poços artesianos. E ainda lá estão perfurados e sem nenhuma utilidade para o povo que vota, evidentemente a cada eleição.
Ah, uma exceção precisa ser aberta, pois conforme os parlamentares guarabirenses, uma das comunidades se cotizou e fez com que o poço ali perfurado graças ao interesse do governo da Paraíba passasse a funcionar plenamente em benefício dos residentes da localidade. 
Por causa de uma desavença política entre o prefeito e o governador, o povo passou a pagar e caro, como se alguma responsabilidade lhe devesse ser atribuída. 
Que os governantes dos novos municípios a serem beneficiados pelo governos do estado e federal, com perfuração de poços artesianos sejam realmente sensíveis aos problemas do povo que lideram, e deixem ações políticas para serem vividas no momento das eleições e da exibição dos palanques.