segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

PORQUE É TÃO DIFÍCIL SE LEMBRAR DOS NOMES?



Se já lhe apresentaram uma pessoa e passado uns segundos não se lembrava do nome dela, saiba que não está sozinho.


Muitas pessoas se queixam deste problema: acaba de conhecer uma pessoa, passa um bom tempo falando com ela e logo a seguir já não se lembra do nome dela.

A BBC foi procurar a resposta para este mistério e oferece ainda uma solução que pode ajudar a evitar situações constrangedoras. É preciso reconhecer que a memória humana é associativa, construída a partir de padrões de informações interconectadas.

E é por isso que ‘sonhamos acordados’: se você está lendo um livro e ele fala de Paris, pensa logo que Paris tem a Torre Eiffel, que, por sua vez, foi um dos lugares onde a sua amiga Joana foi com o namorado e como a sua amiga gosta de fotografia, se pergunta se ela terá tirado muitas fotografias ali. A nossa memória funciona assim. Cada item se conecta com todos os outros, não pela lógica, mas sim pela coincidência de tempo, espaço, a forma como ficou sabendo da informação e o que ela significa.

A mesma rede de associações faz com que consiga adivinhar uma pergunta a partir da sua resposta. Por exemplo, a resposta ‘Torre Eiffel’ adequa-se à pergunta ‘Qual o monumento mais famoso de Paris?’. A nossa memória responde à quantidade de associações que fazemos com uma informação nova, independentemente da vontade que temos de a memorizar. E é por isso que nos esquecemos dos nomes.

Quando nos apresentam alguém e ouvimos o seu nome, a memória pode perceber esta informação como algo arbitrário e desconectado de tudo o que sabemos ou viremos a saber.

Mas há formas de conseguir reforçar interligações para que se consiga lembrar do nome de uma pessoa. Antes de mais nada deve repetir o nome novo que ouviu para reforçar a memorização. Depois deve tentar ligar o nome ao que a pessoa está dizendo e a algo que já sabe, como o fato de o nome dessa pessoa ser igual ao de um amigo seu, por exemplo. Fonte: Notícias ao Minuto.