terça-feira, 15 de março de 2016

MERCADANTE ANUNCIA QUE FICA NO GOVERNO




247 – Depois de uma longa reunião com a presidente Dilma Rousseff, o ministro Aloizio Mercadante, da Educação, anunciou nesta tarde que permanece no governo. Mercadante foi citado numa delação do senador Delcídio Amaral (PT-MS), que o acusou de oferecer vantagens para que ele não se tornasse delator na Lava Jato.
"Foi um gesto de solidariedade meu, não do governo", disse Mercadante.
      O ministro afirmou que a gravação, publicada por Veja, foi editada e também disse que irá tomar medidas contra o assessor de Delcídio, que, segundo o ministro, teria agido de má-fé.
       Mercadante anunciou, ainda, que se colocou à disposição da procuradoria-geral da República para "toda e qualquer investigação"
O ministro também disse que tem "preocupação zero" com a delação de Delcídio.
 "Ele tentou me envolver na defesa jurídica dele e eu disse que só seria possível encontrar saídas dentro da legalidade", afirmou Mercadante.
"Os valores que me inspiraram foram o da solidariedade e do companheirismo num momento de tragédia pessoal vivido pelo Delcídio". Mercadante afirmou que as filhas do senador vinham sendo atacadas na internet e que isso o indignou.

Leia, abaixo, reportagem da Agência Brasil sobre a acusação de Delcídio contra o ministro Mercadante:

DELCÍDIO DIZ QUE MERCADANTE OFERECEU AJUDA FINANCEIRA PARA EVITAR DELAÇÃO 

Por Michèlle Canes e Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) entregou ao Ministério Público Federal (MPF) gravação feita por seu assessor Eduardo Marzagão de dois encontros realizados, em dezembro do ano passado, com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e um com a assessora do ministro. As informações constam do Termo de Colaboração Premiada nº 5 firmado entre o senador e o MPF.
De acordo com o documento, após ser informado por Eduardo Marzagão que a família de Delcídio passava por problemas financeiros (despesas com advogados), Mercadante teria oferecido ajuda financeira à família de Delcídio para arcar com custos de advogados “por meio de empresa ligada ao PT”. Mercadante teria dito também que intercederia junto aos presidentes do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, e do Senado, Renan Calheiros, no sentido de favorecer a soltura de Delcídio.
Ainda segundo o documento, Delcídio disse que Mercadante teria agido como emissário da presidenta da República, Dilma Rousseff, e, “portanto, do governo”.
Aloizio Mercadante esteve reunido nesta terça-feira com a presidenta Dilma Rousseff, mas deixou o encontro sem falar com a imprensa. A Agência Brasil entrou em contato com a assessoria do ministro, que informou que Mercadante dará uma entrevista coletiva sobre o assunto nesta tarde. Fonte: Brasil 247.