terça-feira, 28 de junho de 2016

FRAUDES CONTRA A LEI ROUANET



Criada em 1991 pelo Governo Fernando Collor, a Lei Rouanet teria a finalidade de incentivar a cultura no Brasil através da captação de recursos sob forma de incentivos fiscais a empresas e pessoas físicas. Excelente medida essa que poderia ampliar a difusão cultural, bem como poderia se cumprida a rigor ter melhorado o cotidiano de muitos artistas verdadeiramente comprometidos com a causa.

Pois bem, segundo divulgação desde cedo desta manhã de terça-feira, 28, mais de uma centena de policiais federais está nas ruas de cidades como Rio de Janeiro São Paulo e Brasília para cumprimento de 14 prisões temporárias e dezenas de mandados de busca e apreensão em empresas de renome e multinacionais.

Há fortes indícios de que multinacionais lesaram o Ministério da Cultura  por mais de 20 anos, quando obtiveram aprovação de projetos que custaram R$ 170 milhões para publicação de livros e apresentação de peças teatrais. E onde estão os livros que não chegaram às escolas e bibliotecas públicas e as peças teatrais que não foram apresentadas em lugar nenhum e a público algum? Há denúncia também de que o dinheiro público teria sido utilizado até em matrimônio de luxo.

Enquanto os fraudadores têm insaciável fome de dinheiro ilícito, o povo tem fome de cultura e conhecimento.