quinta-feira, 9 de junho de 2016

REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA FORTALECE QUINTAIS PRODUTIVOS DE ASSENTADOS DO SEMIÁRIDO



Cinco meses após ganhar um sistema de reuso de água, a agricultora assentada Josilma Alves, do Assentamento Dorcelina Folador, no município paraibano de Cubati, colhe os primeiros frutos do quintal produtivo iniciado nos fundos da casa. O assentamento, distante cerca de 220 quilômetros de João Pessoa, está localizado na microrregião do Seridó Paraibano, no Semiárido, onde são longos os períodos de estiagem.
 

Josilma mostra, orgulhosa, a variada produção de alimentos irrigada duas vezes por dia através de gotejamento. Toda a água utilizada vem do sistema Bioágua, que reaproveita de forma segura a “água cinza” - como é chamada a água residual de processos domésticos, como a lavagem de louça e de roupa e o banho.
      São produzidos de forma agroecológica no quintal da família couve, fava manteiga, milho, manga, romã, goiaba, acerola, melão, limão, caju, maracujá e melancia.
Para dona Josilma, o Bioágua e o quintal produtivo possibilitaram que sua família se alimentasse de forma mais saudável e reduzisse os custos com a compra de alimentos que antes não conseguia produzir. “Com a chegada do Bioágua, eu e minha família podemos conservar as plantas ao redor de casa. Antes, nós tínhamos que regá-las com água da cisterna e, muitas vezes, não dava, porque a água era para o uso da casa. Agora, com o reaproveitamento da água, podemos aumentar nossa produção, que pretendemos, futuramente, vender na feirinha para aumentar nossa renda familiar”, afirmou a agricultora.

Da Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB