sexta-feira, 30 de julho de 2010

Quero reproduzir na íntegra o anúncio sobre a volta do Programa Linha Aberta do jornalista e advogado Eraldo Luis, que se achava fora do ar, por prevenção dos diretores do Sistema Correio de Comunicação, nesse período que antecede as eleições de 3 de outubro, quando as vozes populares estão apaixonadamente a se referir sobre a política, sem observação das normas eleitorais vigentes.


Antecipadamente quero parabenizar ao companheiro Eraldo Luis pelo retorno ao ar nesta segunda-feira, a partir das 18h00, com um Programa companheiro da hora do Ângelus e do jantar de cada um lar da região.

PROGRAMA LINHA ABERTA


Você confere no Programa Linha Aberta, as principais notícias do dia, que volta ao ar a partir de segunda-feira, dia 02, ao vivo, na Rádio Brejo.com e Guarabira FM.

O Linha Aberta sofreu a suspensão preventiva adotada pelo Sistema Correio de Comunicação. Este é o método encontrado pelos diretores da rede, para evitar que, durante o período eleitoral, as emissoras do grupo – e em destaque, os programas noticiosos - sofram penalidades no decorrer das eleições deste ano, por descumprimento da Lei Eleitoral. A determinação também é aplicada nas demais emissoras da Rede Correio Sat.

Porém, durante uma reunião envolvendo os diretores da Guarabira FM e os executivos do Correio da Paraíba, o grupo decidiu que o programa Linha Aberta, produzido e apresentado por Eraldo Luis - que também é advogado, volta ao ar na segunda-feira, a partir das 18h.

Entretanto, algumas determinações continuarão valendo durante o período, como por exemplo, não será possível a participação dos ouvintes, no ar, por telefone.

Em conversa com a reportagem Eraldo Luis disse que o noticioso retoma sua trajetória, sempre com o compromisso de ser um espaço de debate e análise daquilo que é importante para a comunidade, respeitando, como de hábito, a legislação eleitoral.

Eraldo informou que serão muitas entrevistas com importantes personalidades, as quais têm destacado papel no desenvolvimento da região.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

PROJETO EJA DO PRESÍDIO


Estiveram participando na capital do nosso Estado, no Espaço Cultural, os Doutores Luciano Mendonça, Gerente Nacional do Projeto de Educação nas Penitenciárias e Denis Alberto. A convite do Juiz das Execuções Penais de Guarabira, Dr. Bruno Isidro, estiveram em Guarabira para conhecerem a Rádio Esperança com funcionamento no Fórum Municipal “Dr. Augusto de Almeida” e com a função precípua de levar ao ar uma programação especial dirigida aos apenados, proporcionando-lhes a oportunidade de acompanhamento de toda a sua vida enquanto estiverem aguardando a liberdade.

Para nossa satisfação, os doutores Luciano Mendonça e Denis Alberto, se dirigiram até a Penitenciária João Bosco Carneiro, na nossa cidade, e conheceram também a nossa Escola de Ensino de Jovens e Adultos – EJA, ali implantada no mês de maio deste ano, em noite festiva e comemorada com a participação de pessoas da nossa comunidade que acreditam na reabilitação do ser humano, que por circunstâncias estranhas da vida, tiveram que enfrentar essa nova realidade. Temos atualmente, 60 alunos matriculados e freqüentando as salas de aulas devidamente aparelhadas com carteiras e primeira qualidade e quadros essenciais às escrita das professoras Wilane de Freitas e

O Dr. Emílson José de Sousa, diretor da Penitenciária, muito contribuiu para a implantação dessa unidade escolar e tem se mostrado um verdadeiro amigo da educação quando sempre se dirige à Gerência Regional de Ensino, exigindo ensino da melhor qualidade. E acompanhando o seu raciocínio, estamos enviando sempre livros e mais livros para que os novos estudantes EJA de Guarabira, possam ocupar-se culturalmente, preparando-se para o reencontro com a liberdade e a sociedade, no mais breve espaço de tempo.

Esta semana foram proferidas palestras sobre a Morte de João Pessoa e se surpreenderam muitos deles que não tinham o menor conhecimento dessa História, levada pela nossa professora Wilane de Freitas.

Na ocasião da visita ilustre desses técnicos em nível nacional, lecionavam normalmente as professoras Wilane de Freitas e Jeanielly Calixto, aos apenados que se comportam como sedentos de conhecimentos.
ECONOMIA E CULTURA


Graças a Deus, os nossos representantes na Assembléia Legislativa têm demonstrado certa preocupação em oferecer melhor qualidade de vida aos servidores públicos, sem terem esses que dispender um volume maior de dinheiro, dos parcos salários ganhos mensalmente. Isso tem sido comprovado quando da divulgação de Leis por eles criadas, sem levarem em consideração partidarismo político que não interessa na ação legislativa, pelo menos é assim que entendemos.

A exemplo, em maio e junho deste ano, todos os trabalhadores em educação, foram beneficiados pelas Leis 9.133 e 9.147, já sancionadas, que determinam desconto de 50% (cinqüenta por cento) nas passagens de transportes coletivos intermunicipais, bem como sobre o preço do ingresso cobrado para acesso aos eventos promovidos por estabelecimentos cultural.

A meia passagem nos coletivos, beneficia apenas aos professores, enquanto a meia entrada nos recintos culturais vai mais além e favorece aos especialistas em educação, a serviço da rede pública do Estado.

Para que sejam beneficiados, é preciso comprovar a identidade através de carteira funcional, que deverá ser procurada no SINTEP-PB, assim que o Governo do Estado lhe der autoridade para isso, através de ato normativo.

Que os nossos legisladores continuem trabalhando e contemplando a todos os professores paraibanos, porque de suas mãos nascem os homens que dirigirão o País.

terça-feira, 27 de julho de 2010

CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR 2010


Ao regressar hoje da reunião de trabalho na capital paraibana, promovida pela Secretaria Estadual da Educação com os 12 gerentes regionais, gestores escolares e coordenadores pedagógicos, trouxemos a boa notícia de que na próxima quinta-feira, dia 29, se iniciam através do site do governo www.sec.pb.gov.br/prevest
as inscrições de estudantes da rede pública estadual, cursando o 3º ano do Ensino Médio ou que já o tenham concluído, plenamente. As inscrições serão encerradas no dia 16 de agosto deste ano, e só ocorrerão através da internet, conforme site aqui publicado.


Os Cadernos Pedagógicos para estudos, serão distribuídos gratuitamente pela Secretaria Estadual da Educação, através da Gerência Regional de Ensino, aos alunos inscritos no Cursinho, bem como aos concluintes do Ensino Médio da rede estadual.

O Cursinho acontecerá em 12 semanas, de 21 de agosto a 20 de novembro, com carga horária total de 120 horas/aulas, aos sábados, turnos matinal e vespertino, nas Escolas Estaduais Prof. José Soares de Carvalho (Colégio Estadual, próximo ao Terminal Rodoviário “Antonio Gentil de Amorim”) e Mons. Emiliano de Cristo, no bairro do Nordeste, nesta cidade de Guarabira.


As aulas serão ministradas por professores especialistas, que trabalharão disciplinas das três áreas do conhecimento:

01 – Linguagem, Códigos e suas Tecnologias;
02 – Ciências Humanas e suas Tecnologias e
03 – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.


Conforme ficou determinado e esclarecido, as inscrições não ocorrerão fora do site www.sec.pb.gov.br/prevest pelo que também comunicamos que tão logo sejam preenchidas as vagas existentes, as inscrições serão imediatamente encerradas pela própria internet e não haverá forma de acomodação extra.
Até o início, em 21 de agosto deste ano.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Ecos de 1930

Nasceu na cidade de Umbuzeiro, encravada geograficamente no Agreste Paraibano, a 24 de janeiro de 1878, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque e como muitos do seu tempo, ao atingir a idade adequada, despediu-se do lar e foi buscar conhecimentos em cidades mais evoluídas do país, começando por Recife, onde ingressou na Faculdade de Direito, fazendo-se bacharel, em 1904. Mais tarde, passaria pelas cidades do Rio de Janeiro, capital da Brasil, e Pará.

Quando teve indicado o nome para presidente da Paraíba, pelo tio Epitácio Pessoa, político muito influente na capital da República, João Pessoa renunciou ao cargo de Ministro do Superior Tribunal Militar. Eleito em junho de 1928, foi empossado no cargo em outubro desse mesmo ano, dando início a um governo austero e voltado para o enfraquecimento das oligarquias paraibanas, muito embora pertencesse a uma delas.



A sua administração (1928-30), foi marcada pela reorganização das finanças do Estado, atualização do pagamento dos salários do funcionalismo atrasado em 6 meses, demissão de excedente de funcionários, criação de sistema tributário sobre os municípios sertanejos que negociavam diretamente com o Recife, fundação do Banco do Estado da Paraíba e Banco Hipotecário, incentivo às prefeituras interioranas de criação de campos de demonstração de algodão, construção de pontes (de Mulungu) e estradas como a de Gramame, abertura de ruas na capital como a atual Epitácio Pessoa de acesso à praia de Tambaú, início do Paraíba Palace Hotel, do Pavilhão do Chá, ao lado do Palácio da Redenção, etc. Permaneceu à frente da administração paraibana, de 1928 a 26 de julho de 1930, quando foi assassinado pelo advogado paraibano João Dantas, seu inimigo pessoal.

A razão maior para a sua morte de João Pessoa, foi a publicação feita pelo jornal oficial do Governo, A UNIÃO, de cartas amorosas trocadas entre João Dantas e a poetisa Anayde Beiriz, com quem namorava, bem como de outros documentos importantes. A polícia paraibana invadira esse escritório e apreendeu todos os papéis encontrados, levando-o às mãos de interessados auxiliares do Governo João Pessoa, na delegacia de polícia, de onde chegariam à redação do jornal oficial do Governo.

Trazido o corpo para a cidade de Paraíba, capital do nosso Estado, foi velado durante quatro dias sob fortes comoções populares, e depois foi conduzido até a cidade portuária de Cabedelo, onde foi embarcado no navio Rodrigues Alves que rumou à cidade do Rio de Janeiro para sepultamento no mausoléu da família.


Hoje, a Paraíba comemora os 80 anos do falecimento do seu líder, cuja morte ensejou a Revolução de 30, em 3 de outubro, e conduziu Getúlio Dornelles Vargas à Presidência de República.
Celulares nas Escolas

Em 2009, os deputados estaduais da Paraíba, em reunião na Assembléia Legislativa, fizeram uma importante Lei, 8.949, em 3 de novembro, versando sobre a proibição de uso de telefone celular dentro da sala de aula, pelo aluno e próprio professor, na rede estadual de ensino e na particular.


Reconheçamos a razão procedente para a elaboração dessa Lei uma vez que a utilização do aparelhinho de comunicação se transformou num verdadeiro absurdo e febre, uma vez que os estudantes usuários, não os desligam se não houver um monitoramento maior e, assim, perturbam as aulas quando soam, inesperadamente, causando uma verdadeira desconcentração do assunto discutido.


Como se não bastasse, o celular do professor também chama e sempre é atendido, enquanto o mestre conversa despreocupadamente. Recebe e passa o seu recado, sem se aperceber de que há na sala outros ouvintes. Ao concluir a ligação, não o desliga definitivamente para reativação depois de sair da sala. Deixa-o assim mesmo. Tudo está bem. Os alunos são camaradas e parceiros no mesmo erro, até.


Com certeza há nos educandários um festival de toques de celulares.


Por conta disso, havia uma reclamação muito forte por professores conscientes (que desligam os aparelhinhos), e por parte de muitos alunos que também não concordavam com os colegas que os utilizavam indistintamente, em qualquer ambiente escolar, principalmente na sala de aulas.. Portanto, foi muito boa a medida da Assembléia Legislativa da Paraíba que ouvindo a voz das escolas e educadores, disciplinou definitivamente o uso do telefone celular.


Compreendamos que por vezes é preciso proibir, para que o ser humano entenda os seus limites e respeite os dos outros. Se soubesse fazer uso dos bens que a modernidade lhe dá, não haveria necessidade de se lhe impor barreiras. Bastaria que fosse usado o bom senso. Ah, quanta desarmonia seria terminada sem maiores prejuízos e ocorrência de inimizades.

Agora é Lei, celular não pode estar ligado em sala de aula.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

As barracas nas Escolas


Há muitos anos, a Secretaria Estadual da Educação luta para retirar do interior das escolas, através das Gerências de Ensino, fiteiros que ali se estabeleceram pelo apadrinhamento dos diretores, muito embora tivessem a única finalidade de comercializar pipocas, balas e docinhos, nada mais que isso. Ela exigia uma posição de todos na sua retirada por razões como evitar aborrecimentos como o da saída do aluno da sala de aula para fazer compras, enquanto o professor ministrava conhecimentos, ou porque havia ajuntamento de alunos que numa conversação desenfreada quebrava o silêncio, grande e bom amigo do mestre e da aula. Por outro lado, alguns desses comerciantes se achavam com direito a indenização pelo uso do solo que não lhes pertencia, e nem o Estado lhes cedera documentalmente.

Mais tarde, a cobrança sobre todos passou a ser maior, quando se descobriu que alguns inocentes fiteiros estavam repassando à meninada e adolescência, balas recheadas de drogas, conforme constatação feita por polícia especializada e Promotora Pública e quando não vendia cigarros, escancaradamente. Em 10 de setembro de 1996, foi expedida a Ordem de Serviço nº 004, disciplinando a situação, nos incisos I e II do Artigo 1º. Por ai foi.

Como estivemos fora da educação estadual por 14 anos, haja vista termos sido Diretor Regional de 1993-95, não sabíamos o que aconteceu durante esse período e nada perguntamos sobre o assunto, a ninguém. O que é fato é que nas nossas visitas, encontramos em algumas escolas estaduais, fiteiros daqueles tempos, embora funcionando de forma mais simples e com muito menos sortimento a ser comercializado. Em algumas delas, já não estão dentro, mas na calçada.

Com a intensificação da violência nas escolas, bem como da presença de drogas de todo tipo, especialmente crack, as emissoras, canais de televisão e jornais mostram essa verdade diariamente, a Justiça, Governo Estadual e Municípios se uniram e firmaram um pacto de combate a esse mal moderno que está dizimando a nossa juventude e infância. Várias metas estão sendo traçadas para serem postas em prática, e que venham o mais depressa possível, porque o tempo urge.

A Secretaria da Educação tem exigido de todas as 12 Gerências de Ensino, num primeiro momento, maior cuidado com a proliferação de fiteiros nas calçadas das Escolas e retirada definitiva daqueles que teimam em permanecer no seu interior. Diante disso, todos apenas cumprimos o dever e obrigação de respeito à autoridade superior. Não podemos contrariá-la, porque não temos autoridade para tal. Infelizmente, em muitos casos somo interpretados de forma errada, porque todos querem tudo, não interessando se há limites. Invadamos os limites deles...

terça-feira, 20 de julho de 2010

DIPLOMANDO O PROFESSOR

O Senado da República se reuniu e decidiu na quarta-feira, dia 7, através de projeto de lei, que deverá ser exigido curso superior dos professores de educação básica, ou seja, da pré-escola ao ensino médio. O projeto foi reenviado à Câmara dos Deputados, para a devida apreciação dos senhores deputados federais.

O Senado também decidiu que o professor que tiver formação de ensino médio, e não a superior, poderá continuar exercendo a função de professor de educação básica, desde que busque a conquista do diploma que o habilitará definitivamente, pelo que se lhe é dado um prazo de seis anos.

O projeto determina que deverá ser facilitado o acesso e permanência desse professor em curso de graduação, e com possibilidade de uso de bolsa.

Ali se determinou ainda que deverá acontecer recenseamento anual de criança e adolescente em idade escolar, e de jovens e adultos por concluírem a educação básica.

domingo, 18 de julho de 2010

Cuitegi: outra Escola em reforma



Na vizinha cidade de Cuitegi, distando 7 km de Guarabira, mais uma Escola Estadual, a de Ensino Médio “Odilon Nelson Dantas”, entrou em reforma, no início da semana, merecendo aplausos da população local, que há seis anos esperava esse benefício. Esse trabalho de recuperação total da unidade escolar, valoriza a cidade no aspecto de embelezamento, enquanto dá conforto e dignidade aos 677 alunos de ambos os sexos matriculados e frequentadores assíduos dos três turnos em que opera cotidianamente.

O estado da escola era verdadeiramente deplorável o que nos fez redigir ofícios ao Secretário da Educação, Dr. Sales Gaudêncio, ainda no início do ano de 2009, relatando a verdadeira situação em que se achava. Para piorar, nos dois últimos meses desse ano, o laboratório de informática sofreu um incêndio que destruiu todos os equipamentos ali encontrados no momento.

Os administradores da Escola, professores Neli Alexandre da Silva e Marcelo Mendes dos Santos, este na qualidade de adjunto, muito se preocupavam com essa restauração e nos cobravam uma posição e reclamavam Educação. Não entendiam que há todo um procedimento burocrático a ser obedecido sistematicamente que culmina com a licitação da obra, à qual concorrem várias empresas.

O Ginásio de Esportes também se apresenta em situação triste e graças aos esforços conjuntos da comunidade e Secretaria da Educação, passará também por significativa reforma e recuperação, podendo ser reutilizado pelos estudantes e professores de educação física, dentro de breves dias, pois na manhã deste sábado, 17, quando ali estivemos fazendo levantamento fotográfico, conversamos com o responsável pela empresa empenhada no trabalho e obtivemos a informação de que nessas seis semanas o educandário como um todo será devolvido à Secretaria da Educação/Regional de Ensino e comunidade cuitegiense. Será a hora de fazer a grande festa e clamar à sociedade para zelar pelo bem educacional que lhe estará sendo festivamente devolvido.

sábado, 17 de julho de 2010

ESCOLA "MARIA JOSÉ BURITY"


Com equipe da Regional de Ensino, voltei nesta terça-feira, 13, à cidade de Serra da Raiz, para atender aos apelos da estudantada e servidores/professores da Escola Estadual “Maria José de Miranda Burity”, através da sua gestora Cleudenice Maria Roberto Silva, e fazer a reposição das lâmpadas e luminárias, uma vez que à noite a situação era muito precária pela péssima qualidade da iluminação. Destaque-se ainda que nesse período chuvoso, em que subitamente o céu fica completamente nublado, também há dificuldade de visão dentro das salas de aulas ou outras dependências internas da escola.

Realmente, muitas escolas da nossa jurisdição não receberão verbas do governo federal este ano, por conta de inadimplências nas prestações de contas dos gestores anteriores, e porque não apresentaram no devido prazo as “rais” anuais de taxas sobre imposto de renda, à Receita Federal.

A Escola “Maria José Burity”, em Serra da Raiz também está nessa situação, já tendo a gestora Cleudenice Maria resolvido o débito, multa pela não apresentação da “rais” (documento anual comprobatório de impostos), pela gestora anterior. Pasmem, os débitos têm sido pagos pelos esforços desses novos gestores escolares.
ESCOLA ESTADUAL DE SERRARIA

Começou a reforma da Escola Estadual de Ensino Fundamental “Francisco Duarte”, à praça Gama e Melo, na cidade de Serraria, sob a direção do professor Flaviano Pinheiro de Carvalho. As obras foram solicitadas pela 2ª Gerência da Regional de Ensino, à Secretaria Estadual da Educação, desde o mês de abril de 2009, quando vimos o estado precário em que se encontrava funcionando. No período das chuvas, reforçamos as solicitações porque as infiltrações e rachaduras eram enormes e por vezes faziam com que as aulas fossem interrompidas, pelo receio de haver algum desabamento.





Construído e inaugurado no governo de Argemiro de Figueirêdo, em 1940, o prédio terá as suas linhas arquitetônicas preservadas, por se tratar de relíquia histórica da cidade, geograficamente localizada no Brejo Paraibano e edificada na parte mais elevada da cordilheira oriental da Borborema.
Por esses três meses estaremos devolvendo a escola à população serrariense, devidamente reformada e capaz de melhor acomodar a todos os filhs daquela bela cidade brejeira.

quinta-feira, 15 de julho de 2010


EDUCAÇÃO DE LUTO



Hoje o céu abriu as suas portas no aguardo da chegada da nossa sábia escritora, Maria da Piedade Medeiros, que por décadas educou a criançada e adolescência da nossa terra e de outros municípios. Felizes dos que puderam beber na sua fonte de sabedoria, se fazendo cultos e aptos para a vida. Como ninguém, no Educandário João XXIII, criado pelo amor que devotava às letras, Piedade distribuiu conhecimentos, preparando a juventude para um futuro longe da ignorância.

Em vida, se fez plenamente servidora de Deus e nele encontrou a certeza de que valia a pena ser dócil, decente e digna. Dessa fé encontrou a luz que lhe proporcionou a vocação para educar a prole. Tornou-se, graças à sabedoria cristã, conselheira de casais e jovens que lhe buscavam convicção para suas dúvidas e paz para os seus tormentos. Tornou-se-lhes um porto seguro, diante da serenidade com que se comportava e da firmeza com que os escutava. Entendia-lhes profundamente os conflitos, as razões, as vontades e as rebeldias.

Estamos tristes e mais pobres, foi-se a educadora Piedade Medeiros, descansando definitivamente. Segue por outra estrada, agora, ao encontro do Senhor Jesus, em quem acreditou e respeitou a vida inteira.

Que Deus a tenha e aos familiares dê conforto.
ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS


Amanhã, dia 16, das 08h00 às 12h00, na Casa da Cultura, centro de Guarabira, a professora Maria Azimar, coordenadora do Ensino Religioso da Secretaria Estadual da Educação, tem encontro marcado com os professores dessa disciplina, da nossa Regional de Ensino.
A QUEM SERVIA A ESCOLA?


No sítio Umburana, funcionava há anos a Escola Liberalino Gomes, extensão da Escola Estadual Dr. João Soares, da cidade de Caiçara, onde trabalhavam duas professoras que em 2009, quando assumimos a Gerência da 2ª Regional de Ensino, ensinavam a 33 alunos. Agora em 2010, entendemos que o caso piorou porque foram matriculados apenas 12 alunos e quando a Inspetoria Técnica de Ensino e a Coordenação Pedagógica ali chegaram, apenas 04 alunos assistiam aula.

Diante disso e de um relatório da nossa Inspetoria Técnica de Ensino e Coordenadoria Pedagógica, no qual eram apontadas as precaríssimas condições de funcionamento do estabelecimento, decidimos inclusive com a gestora da Escola Dr. João Soares, de Caiçara, professora Cleonice Alves dos Santos, pelo encerramento das atividades nessa área rural. Os 04 estudantes, uma professora, os arquivos e carteiras foram absorvidos pela unidade de Caiçara.

O que entendemos foi que houve acomodações político-partidárias nessa situação, para satisfazer a uma das professoras que se aposentou e que era a dona da propriedade onde estava “funcionando” a escola. Por outro lado, esse “estabelecimento de ensino”, estava entre uma escola municipal de Serra da Raiz e outra do município de Caiçara, mas por capricho e/ou porquê alguém queria proteger a alguém, deveria continuar funcionando como escola estadual. Entendemos que brincavam com a coisa pública, se fazendo de responsáveis enquanto desmoralizavam o ensino estadual.

Tudo está normalizado e o Estado deixou de ser paternalista.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

PROJETO UCA NA 2ª GREC

“Um Computador Por Aluno”, é o que vem a ser o Projeto UCA, numa clara referência à inclusão digital na escola pública, saciando por essa forma o desejo de muito estudante pobre que não tem como possuir um computador, no caso o laptop, enquanto lhe abre as portas para o mundo, facilitando-lhe a oportunidade de captação de conhecimentos de qualidade.

O Governo Federal, através do Ministério da Educação, contemplou a nossa 2ª Gerência Regional de Ensino com esse Projeto, escolhendo a Escola Normal Estadual Pedro Augusto de Almeida, na cidade de Bananeiras, dirigida pela professora Terezinha Campos Coutinho e professor Sérgio Venâncio de Oliveira, ambos de reconhecida competência e responsabilidade na gestão escolar. A unidade escolar tem atualmente 498 educandos.
Esc. Prof. Moacir de Albuquerque


Conforme havíamos entrado em entendimento por ofício e telefone com a professora Emília Lins, assessoria do Secretário de Estado da Educação Dr. Sales Gaudêncio e Dr. Antonio Lisboa, responsável pela COTESE/setor de engenharia, sobre a paralisação das obras de reforma da Escola Prof. Moacir de Albuquerque, na cidade de Cuitegí, desde o dia 5 do corrente. Sentimos que houve uma mobilização dos nossos superiores na Secretaria da Educação e, na tarde desta terça-feira, 13, a gestora Maria José, nos comunicou que as obras foram retomadas, pelo que consideramos normalizada a situação.

Conforme nos afirmou a professora Maria José, a empresa responsável pelas obras, garante a entrega do prédio à comunidade cuitegiense e 2ª Gerência de Ensino, nesses 40 dias, quando então a nossa Inspetoria Técnica de Ensino, através do seu Coordenador Prof. João Francisco, elaborará com os professores da entidade de ensino, o calendário especial para que os estudantes não sejam prejudicados no recebimento da carga horária anual de 200 horas/aulas, conforme Resolução disciplinadora do assunto.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

ENSINO FUNDAMENTAL


O presidente da Câmara da Educação Básica (CNE), Francisco Aparecido Cordão, do Conselho Nacional de Educação, declarou que a partir do próximo ano, as crianças que completarem 6 anos de idade até o dia 31 de dezembro de 2010, e que tenham cursado 2 anos da pré-escola, poderão ser matriculadas no 1º ano do ensino fundamental.


A medida deveria ter sido posta em prática pelas escolas das redes de ensino particular e pública, ainda este ano, com data limite de 31 de março. Entretanto, como 2010 foi considerado período de transição, a mudança passa a vigorar em 2011. O texto da Resolução será submetido à homologação do Ministro da Educação, Fernando Haddad.


Fonte: Jornal O Estado de São Paulo.
CONSELHO ESCOLAR


De 7 ao dia 11 deste mês, o país se mobilizou em Brasília no Encontro de Educação para Fortalecimento dos Conselhos, procurando determinar ações em prol do seu fortalecimento, graças aos esforços concentrados do Ministério da Educação, e na Paraíba, da Secretaria Estadual da Educação, através da GEAGE – Gerência Executiva de Acompanhamento da Gestão Escolar. A discussão tem sido ampla e dentro dos princípios democráticos e muito promissoras.
Sobre o artigo “Reunião de Trabalho” publicado neste blog no dia 9 do corrente, lembrando aos nossos professores e presidentes de Conselhos Escolares, a necessidade de se discutir democraticamente estratégias para o seu fortalecimento, a doutora Maria do Socorro Pinto, Coordenadora da GEAGE/Sec. Da Educação e Cultura assim se pronunciou, pelo que tornamos público:

“Importante momento este em que educadores da Segunda Gerência de Ensino se reuniram para tratarem do relevante assunto que está sendo debatido no cenário atual da educação brasileira. Falar de Conselhos Escolares é falar do democratização do processo de gestão administrativa das escolas da rede pública de ensino.

A GEAGE teve a honra da participação nesse Encontro, e aguarda a culminância do projeto Dia "C" = Dia do Conselho Escolar, programado pelos gestores e Presidentes de Conselhos presentes na reunião.

Parabéns aos educadores da 2ª Gerência de Ensino. Educação de qualidade se faz com gestão democrática participativa mediante a atuação do Conselho Escolar, órgão colegiado da escola".

Socorro Pinto
10 de julho de 2010 13:29
Agradecemos à Coordenadora Socorro Pinto, os elogios que expressou, o que muito nos sensibiliza e estimula ao trabalho.

domingo, 11 de julho de 2010

DETINHA E MIMITA


Duas mulheres importantes para o crescimento cultural e intelectual da juventude de Guarabira, são as professoras Detinha Diogo e Mimita Fernandes, ambas pertencentes à fina flor social da cidade e muito ligadas ao catolicismo. Passaram a vida servindo à educação guarabirense e regional, pelo que todos os seus ex-alunos as respeitam, consideram e veneram, verdadeiramente.

Feliz de quem faz o bem porque, certamente com o bem se deparará um dia, como frutos da grande árvore semeados com tantos sacrifícios, ao longo da caminhada rumo ao futuro. Ambas se irmanaram desde a juventude, palmilhando o mesmo terreno do ensino, e manhosa e calmamente, foram deixando os seus benefícios que só geraram a grandeza atual de Guarabira culta.

E os conselhos que davam, em sala de aula ou fora dela, pesavam e muito, porque vinham sempre acompanhados de exemplos bem caprichados. Mostravam assim aos seus educandos, como deveriam caminhar e seguir pela vida afora, sem o perigo de serem molestados. Ai estão as reais genitoras educacionais de toda uma geração, e reconhecidas por tantos..

Há pouco, o Rotary Club de Guarabira rendeu homenagens a Mimita Fernandes, como sempre sábia e educada, entregando-lhe solenemente em reunião na sede da entidade, o Certificado de Excelência, que certamente o recebeu agradecida de coração, com a mesma humildade de quando jovem. Elegante como sempre o foi, se fez presente, recebeu a comenda e soltou o verbo fluente como se poetisa fosse.

(Foto dos arquivos do orkut de Juliana Fernandes)

sábado, 10 de julho de 2010

AGIOTAGEM E ESCRAVIDÃO


Conforme denúncia do monsenhor João Bosco, na cidade de Araçagi, os idosos que precisam comprar mercadorias, no sistema fiado, para garantir a sobrevivência do mês, não mais utilizam as antigas cadernetas e vales, porque deixam com os donos dos estabelecimentos comerciais, os seus respectivos cartões de programas sociais do Governo Federal, aos quais estejam vinculados. Com isso, os empresários credores garantem-se o recebimento em dia da dívida assumida e para isso, além do cartão, terão que utilizar a senha do comprador.

Por ser uma denúncia muito forte e nos parece que merecedora de fé por ter sido feita por pessoa idônea como o sacerdote Bosco, a promotoria pública promete apurar a fundo, porque se caracteriza ai, um crime de estelionato. Certamente não haverá dificuldades para a comprovação do crime, porque se tornou uma prática comum, um fato corriqueiro e que é do domínio público. Todos sabem disso.

O que é fato é que essa é uma prática muito comum nos dias atuais. Sempre escutamos comentários sobre o assunto, e até mesmo da própria vítima, não como uma denúncia, mas com uma pontinha de gratidão, por se achar altamente beneficiado pelos vendedores. Mostra-se plenamente agradecido, na sua inocência, e assim, passa as informações a outros amigos como se estivesse sendo favorecido “humanamente” por algum empresário. E com esse discurso, conquista mais credores ou vítimas para o comerciante.

Em verdade, nas conversas particulares, sabemos que agiotas de Guarabira e região, emprestam determinadas quantias a alguns servidores públicos e aposentados, desde que deixem em suas mãos, a senha e o cartão de recebimento do salário, para ser sacado na data precisa do pagamento, garantindo assim o não atraso da dívida ou amortização e pagamento dos juros, quando for o caso.

No mundo contemporâneo, vemos que foi criada uma nova forma de escravizar o ser humano, dessa vez o mais frágil da população, por estar na classe social mais pobre e sofrida. É preciso mais do que nunca que a sociedade se junte aos que têm interesse de fato, em dar um basta definitivo nesse tipo de ação. Assim, estaremos defendendo a quem não sabe tomar a si o próprio direito de defesa, enquanto praticamos justiça e um esforço grandioso e significativo para que todos sejam realmente iguais.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

SEMINÁRIO DIOCESANO


Na próxima terça-feira, dia 13, no auditório do Centro Educacional Nossa Senhora da Luz, centro de Guarabira, das 08h00 às 17h00, acontece o Seminário Regional Diocesano, que enfocará o tema 20 Anos de Estatuto da Criança e do Adolescente Conquistando Direitos, Deveres e Protagonismo.

Acontecerão discussões sobre as conquistas e desafios durante esses 20 anos, em que o centro das atenções são as crianças e adolescentes, que buscam um futuro promissor, mesmo diante de tantas dificuldades que lhes são impostas, e que grande parte da sociedade finge desconhecê-las.

Há uma vasta programação durante todo o dia, compreendendo palestras pelo padre Geraldo Brandstetter, do Bispo Diocesano Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, Dr. Antonio Cavalcante da Costa Neto e Professor Henrique Toscano, apresentações musicais, mesa redonda, exibição de slides, apresentação de grupos de capoeira, etc.
Reunião de Trabalho


Nesta sexta-feira, 9, lembramos o compromisso da nossa Regional de Ensino com Gestores e Presidentes de Conselhos Escolares, presentes na reunião que tratará do fortalecimento desses Conselhos e explicará a sua importância para o crescimento e desenvolvimento da Escola.

Acontecerá no auditório da Escola Estadual Antenor Navarro, no centro de Guarabira das 08h00 ao meio dia, orientada e conduzida pelos professores João Francisco/Inspetoria de Ensino, Antonio (Toni) Manoel Neto e Andréa Carvalho/Coordenadora Pedagógica, que representarão a Regional de Ensino.
PRIMEIRAS REFORMAS NAS ESCOLAS


Possivelmente na próxima semana, estarão sendo iniciadas as obras de reforma da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Odilon Nelson Dantas”, na cidade de Cuitegí. Essas obras foram muito esperadas por todos, desde que assumi a 2ª Gerência de Ensino e passei a visitar todas as unidades de ensino, então em número de 76, levantando pessoalmente as suas reais situações físicas, que por sinal eram muito precárias em quase todas as cidades da nossa jurisdição.

À tarde, no gabinete da 2ª Gerência, recebemos um cidadão cuitegiense que oferece à locação, à Secretaria da Educação, um prédio naquela cidade e que poderá abrigar os alunos e professores da Escola “Odilon Nelson Dantas”, enquanto durem as obras de reforma.

Em Cuitegí, as duas únicas escolas estaduais existentes estavam em estado deplorável, sem oferecerem o menor conforto aos alunos, pessoal de apoio, servidores em geral e professores.

Hoje, entramos em contato com a COTESE/Dr. Antonio Lisboa e Secretaria Estadual da Educação/Professora Emília Lins Freire, cientificando-lhes que as obras de reforma da Escola de Ensino Fundamental “Prof. Moacir de Albuquerque”, foram paralisadas desde segunda-feira, dia 5, porque os trabalhadores estão apreensivos sem receber dinheiro, haja vista o administrador da obra e ligado à empreiteira responsável pelo serviço, ter viajado ao Sertão do Estado e não regressou para gerir o serviço.

terça-feira, 6 de julho de 2010

CONSELHOS ESCOLARES

Nenhuma administração pública que se preze, tem credibilidade nos dias atuais se pretender operar as suas atividades, distante de um conselho a quem cabe orientar e discutir a gestão e seus efeitos. Daí porque, a Escola pública não foge à regra e tem um Conselho Escolar constituído de presidente, 01 professor por turno, 01 aluno por turno, 01 representante da comunidade, 01 representante dos funcionários, 01 representante dos pais e os membros natos como sejam gestor e vice-gestor escolar e secretário.

De acordo com o que tem orientado a Secretaria Estadual da Educação à nossa Gerência Regional de Ensino, é preciso fortalecer os Conselhos Escolares, pelo que nesta sexta-feira, dia 9, entre 08h00 e 12h00, no auditório da Escola Antenor Navarro, centro de Guarabira, haverá encontro dos gestores escolares e presidentes de Conselhos. Na oportunidade, serão traçadas metas e dadas orientações para que entre os dias 26 e 30 deste, possam trabalhar com as suas unidades de ensino, por turno, com o alunado, mostrando-lhe como funciona um Conselho Escolar e a sua real importância para o crescimento e desenvolvimento da Escola.

Esse encontro será conduzido pelo professor João Francisco do Nascimento, Chefe da nossa Inspetoria Técnica de Ensino e pela professora Andréa Carvalho, coordenadora do Grupo de Ação Pedagógica, como sempre o têm feito em vezes anteriores.
O Santuário e a Pedra da Boca


Inaugurado solenemente com a presença de autoridades paraibanas, em 13 de maio deste ano, o Santuário de Fátima no Parque Estadual da Pedra da Boca, município de Araruna, vizinha à cidade de Passa e Fica, no Rio Grande do Norte, tem atraído milhares de pessoas e fiéis, pelo que precisa se harmonizar com os visitantes que vão às orações pela presença da imagem da Virgem de Fátima ou simplesmente a passeio diante da beleza natural e geográfica de toda a área campesina.
O lugar é muito visitado por historiadores, ambientalistas, turistas, geógrafos e ecologistas, que ali encontram verdadeiramente todos os elementos necessários aos seus estudos e conhecimentos. Um passeio demorado e meticuloso pela área do Parque Estadual, maravilhará os olhos de todos pela fartura de material. É necessário, porém que sejam respeitados os limites determinados pelos gestores do Parque para não lhe trazer danos e alterar o meio ambiente.



Aos adeptos de esportes como alpinismo, há possibilidade de escaladas de formações rochosas como as Pedras da Caveira e da Boca, além de muitas outras. A região também oferece oportunidade para vôos de asa delta e excelente área disponível a acampamentos sob olhar seguro de vigilantes permanentes, que recebe dezenas de adeptos, semanalmente. Aos que preferem distrações mais simples e românticas como música e dança, o ambiente também dispõe. É adequado a todos os gostos.

Na Pedra do Letreiro, como é conhecida, onde muitas pinturas rupestres estão presentes falando da época pré-cabralina, que se prestou a ponto de observação da região pelos nossos ancestrais ali residentes, então foi edificado o altar à Virgem de Fátima, onde os peregrinos e romeiros sempre se reúnem a 13 de cada mês, para elevar suas orações à Mãe Santíssima e pagar as suas promessas pelas graças alcançadas. Anualmente, o 13 de Maio é muito comemorado pela Igreja católica.




Vale a pena conhecer o local e de forma demorada, diante de tanta beleza natural e artificial. É excelente convite à reflexão do religioso, do historiador e do amante da natureza.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

UNIVERSALIZAÇÃO DAS BIBLIOTECAS


Desde o dia 24 de maio deste ano, o Governo Federal está fazendo valer a Lei nº 12.244, que trata da universalização das bibliotecas nas instituições de ensino públicas e privadas do nosso País. Num prazo máximo de dez anos, deverá ocorrer a universalização das bibliotecas.

Governantes anteriores se preocuparam com outras ações administrativas e não se voltaram para essa dura realidade brasileira, em que a leitura sempre esteve relegada a planos inferiores. Com essa Lei, se dá um grande avanço em benefício do desenvolvimento cultural e intelectual do nosso povo, se iniciando na Escola, a verdadeira fonte do saber. Estão abertos os caminhos para o incentivo ao hábito da leitura, para a formação de novos pensantes e desenvolvimento cultural do País.

Bibliotecas públicas bem equipadas e atualizadas se tornam caras aos gestores que geralmente destinam rios de dinheiro na execução de obras de cal e pedra ou na exibição de bandas musicais, porque chamam mais a atenção popular e regional. O livro, além de caro, constrói críticos através do desenvolvimento intelectual pelo que desagrada a quem não quer discutir ações administrativas.

No Art. 2º, determina a Lei que as bibliotecas escolares poderão assim ser consideradas quando contiverem “coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta, pesquisa, estudo ou leitura”. O acervo deverá conter no mínimo um título por aluno matriculado, e pode ser ampliado de acordo com a realidade do sistema de ensino.

Um outro fato que chama a atenção é o de que será respeitada a profissão do Bibliotecário, que tem sido desconsiderado sempre, como se não tivesse enfrentado os bancos de uma Universidade, por tantos anos, em busca do conhecimento para melhor servir.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Reiniciar É Preciso


Ao perder para a Seleção da Holanda na tarde de ontem, por 2 x 1, o nosso Brasil, com a maior média de idade da Copa do Mundo 2010, deixou na África como aqui, muitos apaixonados por futebol chorando e assim extravasando a amargura e tristeza da derrota. Dolorosamente assistimos a finalização de um sonho alimentado em milhões de brasileiros, mas fazer o quê se não deu para se concretizar? É hora de juntar os cacos, reconduzi-los à mesa da reflexão e montar um outro time de futebol que comece a trabalhar desde já, para a próxima Copa de 2014, aqui no nosso país, bem pertinho de todos.

Não procuremos agora, atribuir a alguém a culpa dos prejuízos deixados, porquê não servirão para zerar o placar e reiniciar o jogo. Tudo terminou, sim. Perdemos, e daí? Responsabilizar alguém não nos dá a certeza de que tudo será mudado, de que haverá uma nova partida. Sobre os erros da seleção atual, trabalhemos para não se repetirem, afinal muitas outras Copas existirão e outras seleções serão constituídas para disputá-las, ou não?

Bola p’rá frente é o que deveremos tocar porque o ontem já é passado. Estudando-o nos aperfeiçoaremos e construímos o futuro que poderá ser mais feliz e mais promissor, não é mesmo? Ademais necessitamos compreender que somos penta campeões, não seguidamente, mas à medida que foi sendo possível ganhar os títulos. E não queremos entender que outros países aprenderam a jogar futebol, a formar as suas próprias escolas? Nesses jogos todos eles se aprimoraram e sofreram mito para isso. Temos que respeitar a capacidade de domínio de bola e de jogo de cada país ali disputando o título. Acabou, é a mais pura realidade.

Sigamos em frente Brasil e rumemos de mãos dadas a 2014, em busca do hexa campeonato. Renovemos as esperanças, fortaleçamos a confiança nos meninos que virão constituir a nova seleção e peçamos a Deus que estejamos todos os torcedores de agora, vivos para a mais nova conquista que o Brasil fará. A hora é de reflexão e correção dos enganos. Nada mais nos resta, senão saber que reiniciar é preciso.